Programa de Literatura para o Ensino Médio

CONTÉUDOS DE LITERATURA

1º ano

- Conceitos de Literatura (antigos e contemporâneos)
- Texto literário e texto não-literário
- Figuras de linguagem
- Funções da literatura enquanto arte: lúdica, paradigmática, sintonizadora, catártica e liberadora do eu
- Estilo individual e estilo de época
- Visão geral dos estilos de época na literatura de língua portuguesa
- O Trovadorismo e suas cantigas
- Relacionar canções contemporâneas às cantigas medievais
- O Humanismo (transição do medieval para o Renascimento)
- O Classicismo
- A invasão do Brasil e o Quinhentismo (Literatura informativa sobre o Brasil)
- O Barroco
- O Arcadismo / Neoclassicismo


2º ano

- O que representou para as artes a fuga da família real para o Brasil
- O Romantismo e suas gerações (prosa e poesia)
- O teatro romântico de Martins Pena
- Realismo / Naturalismo / Parnasianismo
- O Simbolismo
- Simbolismo e depressão

3º ano

- O pré-modernismo
- Os movimentos europeus de vanguarda
- A Semana de Arte Moderna
- O Modernismo e suas fases (poesia e prosa)
- Pós-modernismo
- Literatura engajada no período de governo militar
- Literatura contemporânea e MPB
- A produção literária contemporânea nos países africanos de língua portuguesa

Comentários

  1. OTIMU ME AJUDOU MUINTO ...SABER DESSES CONTEUDOSS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito, tem uma secuencia, muito bom mesmo

      Excluir
    2. Secuencia? Meu caro tens que ler com mais frequência, e na sequência estudar mais!

      Excluir
  2. uma pergunta: a parte dedicada aos países africano verte sobre quais autores?

    ResponderExcluir
  3. Ótimo demais, me ajudou muito também saber dos assuntos sobre literatura. Muito legal mesmo. É melhor que ue me aprofundo mais e estudo logo todos os assuntos. Adoro ser inteligente. hahahaha ! Bjos. Seguindo.

    http://descubrasuavocacao28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu site! Me ajudou muuitooo, obrigado \o/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse programa, estava precisando dele. Você poderia citar as obras mais importantes de cada movimento literário? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Qual a melhor forma de se aplicar literatura para o 2º anodo ensino médio?...pois é minha primeira experiência na área...

    ResponderExcluir
  7. Te amo você salvou meu enem

    ResponderExcluir
  8. por favor envie o gabarito leila.p.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a sequência dos conteúdos. Ajudou-me bastante.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a sequência dos conteúdos,sempre ajuda. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Conteúdo de suma relevância,me ajudou bastante!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. quias os principais autores e obras de cada movimento? grata

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a página e os conteúdos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Literatura - 1o ano